CHILE não deixe de ir. Dicas e sugestões de turismo

VALPARAISO

VIÑA DEL MAR 
CON CON

COMPARATIVO DE PREÇOS CHILE BRASIL

SANTIAGO BAIRROS PONTOS TURÍSTICOS

A CORDILHEIRA
E  O VALE NEVADO

CULINÁRIA
CHILENA

VINÍCOLAS

CERRO SAN CRISTOBAL ZOO - FUNICULAR

MAPA VIÑA DEL MAR E VALPARAIZO 

MAPAS DA CIDADE  SANTIAGO 

MAPA SANTIAGO REDUZIDO 

MAPA REGIÃO CENTRAL

 

   CULINÁRIA CHILENA  

 

A cozinha chilena é muito rica e variada, considerada uma das cozinhas mais saborosas do Cone Sul, ao mesmo tempo é controversa: uns amam, outros odeiam, baseada principalmente, na tradição culinária espanhola. A comida típica chilena caracteriza-se por um aproveitamento de dons da terra e do mar.
Assim, tal como noutras culturas da América central e do sul, também no Chile o milho é Rei, sendo um dos pratos mais conhecidos o Pastel de Choclo (milho). No Chile é comum ter três ou quatro refeições por dia, sendo a principal o almoço, normalmente entre 13 e 14:30 horas. Para começar, os desjejuns compõem-se, geralmente, de torradas com manteiga e marmelada, acompanhados de chá.
Em primeiro lugar vem, os peixes e mariscos, já que, graças as extensas costas, o país possui o melhor, sendo de salientar a Albacora ou Corvina a la mantequilla, o Congrio Frito, os Mariscales, os Santollas, etc.
Vale experimentar o CHUPE DE MARISCOS, típico prato de mar adereçado com um delicioso molho tradicional de pão, com um toque de picante, ou com o tradicional curanto e o pulmay, dois pratos em base à mariscos que apenas diferenciam-se pela forma de preparo. O primeiro é cozido em um buraco aberto na terra, sobre pedras quentes com folhas de nalca. Nele são depositados os mariscos, carne de ave e porco, cebolas, ají e outras espécies. Serve-se acompanhado de batatas e com "chapaleles" (espécie de omeletes à brasa). O pulmay é cozido em uma panela. Experimente também a sopa de mariscos, a cazuela de mariscos ou a sopa de peixe, todas elas uma delícia.

Bares e restaurantes costumam vender cerveja de barril (chop), mais econômica que a cerveja engarrafada.

Pastel de jaiba

Pastel de jaiba (cangrejo)

 

Na foto acima o prato servido nas  vasilhas apropriadas de barro, mas os chilenos acham que: La gracia de este plato típico es prepararlo dentro del caparazón de la jaiba.

 

  Receita adaptada para o Brasil  

 

INGREDIENTES: Jaibas (cangrejos) 500 gramas de carne de siri ou caranguejo, 2 ovos, 100 gramas de queijo parmesão ralado, 100 grama de queijo amanteigado em cubos pequenos, 1 Marraqueta del día anterior ( um pão francês desmanchado no leite), 100 ml de creme de leite fresco, 100 ml de caldo de pescado, 1 cebola grande, 2 dentes de alho picado miudinho, 1 tomate picado miudinho sem sementes, 2 colheres de manteiga para engraxar o fundo dos recipientes de preparo, 1 taça de vinho branco seco, 2 colheres de perejil fresco picado (substituir por salsa e cebolinha verde) pasta de AJI picante opcional (substituir por pimenta malagueta).Quanto baste de azeite de oliva, pimenta do reino branca moída na hora, sal e um toque de nos moscada. As carcaças dos caranguejos bem lavadas ou um recipiente tradicional de barro, se for de tamanho individual ainda melhor. Algumas receitas admitem adicionar azeitonas em rodelinhas, pimentão verde ou vermelho em pequenos pedaços, fica ao gosto de cada um.

Preparo:
Em uma panela, fogo médio aquecer um pouco do azeite com manteiga, agregar o alho a cebola até dourar levemente. Adicionar a carne de siri ou caranguejo jaiba, o tomate picado, a pimenta malagueta o caldo com os ovos batidos, misturar. Incorporar o pão umedecido, o creme de leite, o queijo manteigoso, um pouco de parmesão, o toque de nos moscada e salpimentar a gosto, cozinhar alguns minutos e retirar do fogo adicionando e misturando nesta hora o vinho branco a cebolinha e salsinha. Nas carcaças dos caranguejos ou em vasilhas de barro apropriadas distribuir a massa, salpicar com queijo parmesão por cima e levar ao forno pré-aquecido em temperatura máxima para dourar e gratinar. Servir quente, acompanhado de vinho branco, é muito bom como entrada parra pratos de pescado.

Machas à La Parmesana

Machas a la parmesana ao limão e azeite de oliva  Para 4 pessoas 
Ingredientes:
1 Kilo de machas frescas, as machas podem ser substituídas por mariscos, almejas e ou ostiones (vieiras), etc., 3 limãos com bastante sumo, ½  kilo de queijo parmesão ralado, o quanto baste de manteiga e azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.

Preparo:Abrir as machas e separar as “línguas”, reservando as conchas. Limpar bem as “línguas” e fazer um pré-cozimento com água fervendo até que fiquem com uma cor rosada. Depois de bem lavadas as conchas, colocar as “linguas” dentro das conchas em uma forma, salpimenta-las, adicionar algumas gotas de limão e azeite de oliva, suficiente quantidade de manteiga, salpicar generosa quantidade de parmesão e levar ao forno bem quente até que fiquem bem gratinadas.

Machas a la parmesana ao Creme de leite
Ingredientes:1 Kilo de machas frescas, ½  kilo de queijo parmesão ralado, o quanto baste de manteiga, queijo amanteigado ou uma mussarela boa, creme de leite fresco, pimenta branca preferencialmente moída na hora, sal a gosto.

Preparo: Abrir as machas e separar as “línguas”, reservando as conchas. Limpar bem as “línguas” e fazer um pré-cozimento com água fervendo até que fiquem com uma cor rosada. Pode ser montadas em pequenas vasilhas de barro, ou nas próprias conchas bem lavadas, colocar as “linguas” dentro das conchas em uma forma, salpimenta-las, adicionar o creme de leite, suficiente quantidade de manteiga, o queijo amanteigado em pequenos cubos, salpicar generosa quantidade de parmesão e levar ao forno bem quente até que fiquem douradas e gratinadas.

Machas a la parmesana ao Vino Blanco

Ingredientes:1 Kilo de machas frescas, 3 limãos com bastante sumo ½,  kilo de queijo parmesão ralado, o quanto baste de manteiga, queijo amanteigado ou uma mussarela boa, vinho branco seco, pimenta branca preferencialmente moída na hora, sal a gosto. 

Preparo: Abrir as machas e separar as “línguas”, reservando as conchas. Limpar bem as “línguas” e fazer um pré-cozimento com água fervendo até que fiquem com uma cor rosada. Pode ser montadas em pequenas vasilhas de barro, ou nas próprias conchas bem lavadas, colocar as “linguas” dentro das conchas em uma forma, salpimenta-las, adicionar algumas gotas de limão, suficiente quantidade de manteiga, o queijo amanteigado em pequenos cubos, o vinho branco, salpicar generosa quantidade de parmesão e levar ao forno bem quente até que fiquem douradas e gratinadas.

Ostiones (Vieiras) à La Parmesana

Ingredientes: 24 ostiones limpos, reservar as conchas para enche-las ou usar vasilha apropriada de barro. 50 g de manteiga, quantidade suficiente de vinho branco, sal e pimenta do reino moída na hora, óleo, azeite de oliva, limão, creme de leite fresco, cebola de cabeça picada bem fininha, queijo manteigoso em cubinhos pequenos, queijo parmesão ralado, cebolinha verde  e salsinha, 2 dentes de alho picados miudinhos, 1 tomate picado miudinho sem pele e sem semente, 1 chicara de pão ralado embebido no leite. Algumas receitas são incrementadas com gengibre ralado e com champignon, fica ao seu gosto.

Preparo: Numa frigideira preferencialmente de tefal, coloque o óleo com um pouco de manteiga, frite o alho a cebola até doura, acrescente as vieiras previamente temperadas com limão sal e pimenta e o tomate picado, cozinhe por alguns minutos, adicione o pão ralado, o vinho, misture e retire do fogo, verta o creme de leite, misture um pouco.  Coloque na vasilha de barro untada com manteiga e um pouco de azeite de oliva, ou nas conchinhas da vieira, acrescente os cubinhos de queijo amanteigado e por último, salpique com o parmesão ralado, leve ao forno para dourar e gratinar. Sirva como entrada preferencialmente com vinho branco.

"Ostiones a la parmesana"

Ingredientes: Ostiones frescos, limão com bastante sumo, azeite de oliva, creme de leite fresco e manteiga, vinho branco seco, queijo amanteigado, queijo parmesão, sal e pimenta do reino branca moída na hora, a gosto.

Preparo: Coloque as ostiones bem lavadas na própria conchinha previamente limpa, ou em uma vasilha de barro apropriada untada com manteiga. Sal a gosto e pimenta com algumas gotas de limão e azeite de oliva. Verta um pouco de vinho branco sobre as ostiones e leve ao forno a temperatura de 200 graus por 12 minutos. As ostiones devem ficar com uma cor branca amarelada. Retire do forno e incorpore quantidade suficiente de creme de leite, o queijo amanteigado em cubinhos pequenos, salpique com queijo parmesão ralado e leve ao forno novamente por mais 5 a 6 minutos, até que dourem e fique gratinada. Se preferir o limão pode ser adicionado na hora de degustá-las.

Carnes

Os chilenos temperam a carne com muitos ingredientes. Existem carnes muito variadas que podem ser consumidas cozidas, como o ajiaco com cebola, ají, batatas, pão e suco de limão e laranja ou a cazuela, de origem espanhol, consistente em um cozido de troços (pedaços) grandes de carne bovina, pode ser com frango ou porco; com batatas, abóbora e choclo (milho tenro), acompanhado de arroz. A carbonada é uma carne frita cozida com toda qualidade de verduras, entanto que o charquicán, prato autenticamente chileno (provavelmente de origem mapuche), é uma mistura de carne ou charque, preparada com uma variedade de verduras e servida com cebolas em escabeche. O charquicán de trilla, se serve durante os trabalhos da trilha e é preparado com costilha de vaca. Recomendamos o assado al palo, o prato rei nas festas crioulas, onde enfia-se em duas estacas um cordeiro aberto, para cozinhá-lo sobre fogo. Costuma-se acompanhar com a famosa salada à chilena, com cebolas, tomates, cilantro e ají verde, todo bem temperado.

Integrada já na culinária internacional encontra-se a Empanada Chilena, que pode ser frita ou assada, recheada com carne e cebola ou com queijo e mariscos.Para tira-gosto entre comidas, a lista pode ser interminável. Mas não pode abandonar o Chile, sem haver experimentado uma dessas empadas. Já são mais de 300 anos desde que esta delícia começou conquistar um espaço na cozinha do país. Apesar de existiram muitas versões, basicamente consiste em um embrulho de massa simples recheado com "pino", mistura de carne picada com cebola e ají de cor, com azeitona, ovo duro e algumas passas. O pequén, uma variedade de empada sem carne. Não esqueça experimentar as saborosas humitas, espiga de milho fresco amassado e cozinha nas mesmas folhas, sem esquecer o pastel de "choclo", feito com milho tenro sobre pino, com carne de frango, tudo forneado em pailas de greda (recipientes de barro), com pó de açúcar. Aconselhamos também os porotos granados, cozinhados com milho e abóbora.

Quanto às sobremesas, o primeiro que há para degustar, sobretudo na época do inverno, são as sopaipillas e os picarones, fritos e preparados com abóbora e adoçados com almíbar de chancaca (açúcar mascavado). Preferindo pode desfrutar das frutas como a manga. Goiaba, mamão, chirimoia, lúcuma, damasco, melancia, laranja, maçã, pera, morango ou uva, preparados em deliciosos sucos ou em "liquados", com leite.

Bebidas

Os vinhos do Chile desenvolveram uma reputação internacional e são produzidos principalmente na fértil zona central, especialmente os do Vale do Maipó, onde são obtidos os melhores caldos tintos e brancos. Os vinhedos chilenos desafiam os produtores da indústria internacional do vinho, oferecendo sabores frescos e modernos para o resto do mundo. Além do vinho, a bebida tradicional é o pisco que, misturado com clara de ovo, limão e açúcar transforma-se no delicioso pisco sour. Nos feriados nacionais costuma-se beber chicha, suco de uva ou maçã fermentado.

A guinja é uma fruta parecida à cerejeira, utilizada para preparar guindano. A fruta é engarrafada com água e deixa-se macerar 2 ó 3 meses até transformar-se em um líquido vermelho e escuro, adquirindo consistência e sabor. O guindado novo é da cor laranja.

Bares e restaurantes costumam vender cerveja de barril (chop), mais econômica que a cerveja engarrafada. Só nos resta dizer que no Chile a água é potável em quase todo lugar.

 

ROSSELOT    rent a car  NÃO RECOMENDAMOS ESTA EMPRESA, POR NÃO CUMPRIR O QUE CONTRATA

 

SITE RPM SITE RPM PESCARIA ENTRE AMIGOS

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

 

VALPARAISO

VIÑA DEL MAR 
CON CON

COMPARATIVO DE PREÇOS CHILE BRASIL

SANTIAGO BAIRROS PONTOS TURÍSTICOS

A CORDILHEIRA
E  O VALE NEVADO

CULINÁRIA
CHILENA

VINÍCOLAS

CERRO SAN CRISTOBAL ZOO - FUNICULAR

MAPA VIÑA DEL MAR E VALPARAIZO 

MAPAS DA CIDADE  SANTIAGO 

MAPA SANTIAGO REDUZIDO 

MAPA REGIÃO CENTRAL

 

Agencia Mundial de Turismo. 35 anos de experiência servindo Itajaí e Região.Galeria Rio do Ouro. Sala 108. agenciamundial@agenciamundial.com.br

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .