Biblioteca Pública da Cidade de Itajaí.        
Foto de Jainer Paz. Outras fotos de Itajaí, visite o Blog do fotógrafo : www.fotografolivre.blogspot.com

O prédio que abriga a Biblioteca é em estilo germânico e está localizado na Rua Heitor Liberato com a Rua José Eugênio Muller, na praça da Bíblia. Foi comprado pela família Renaux, de Brusque, quando recebeu o nome com que ficou conhecido até hoje: "Fábrica de Tecidos Renaux". Definido como prédio ideal para a instalação da Biblioteca Pública de Itajaí, recebeu uma reforma total e doações de livros da comunidade.

Na noite de 27 de junho de 2000 a Biblioteca Escolar Municipal é inaugurada e torna-se realidade, com objetivos definidos. "A obra representa um importante portal de ingresso da comunidade que busca a informação, a pesquisa e o lazer, formando assim, cidadãos críticos, criativos e participantes", diz Edite Edeltraud Post Alves, Diretora da Biblioteca.

O local, batizado com o nome "Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior", em homenagem ao jornalista, que, em suas obras, sempre enalteceu a cidade. Já comandou a Biblioteca Pública do Estado, e exercia o cargo que mais lhe fascinava: cuidar de livros, viver como eles, tratá-los como crianças e até lê-los, se houvesse tempo.
Construído na década de 20, o prédio onde funciona a Biblioteca foi tombado pelo governo municipal através do Decreto n.º 5.910 de 27 de abril de 1999, que o denominou de Ex-Fábrica Renaux e se encontra inscrito no Livro de Tombo Histórico da Fundação Cultural de Itajaí.

A biblioteca está distribuída em 650 metros quadrados de construção e está dividida em vários ambientes, com uma infra-estrutura dentro dos padrões técnicos exigidos atualmente. O local conta com auditório para 60 lugares, voltado à área educacional e cultural; seção infantil; periódicos; setor de referência com obras para pesquisas; seção geral com livros de todas as áreas do conhecimento;setor de recebimento; setor para restauração de livros e setor açoriano, Gibiteca, Setor de Jogos e Internet.

Silveira Júnior sempre trabalhou em prol das letras catarinenses e teve uma preocupação ímpar em percorrer todos os caminhos da verdade e fazê-la florir em toda a sua magnitude, espalhando, pelos meios de comunicação, o perfume da clareza absoluta.

Foi Notícia... Antiga fábrica torna-se um mundo de descobertas
Itajaí - Desativada há mais de uma década, a antiga fábrica de tecidos Renaux abre suas portas para abrigar a Biblioteca Municipal e Escolar Silveira Júnior. Os livros trazem conhecimentos e ampliam os horizontes de todos os que têm a oportunidade de folhear suas páginas. Trazem informações e entretenimento e, com base nessa premissa, a inauguração aconteceu na noite de ontem (27), às 19 horas.

antiga fábrica foi totalmente reformada, preservando os padrões da construção que datam da década de 20. Em área construída de 650 metros quadrados, a biblioteca está dividida em vários ambientes. O cheiro de novo inundava os convidados que bailavam por entre os corredores recém arrumados e delimitados pelas estantes de livros.

Doe um livro - O acervo geral de livros foi adquirido com contribuições da própria comunidade, por meio da campanha de doação "Seja amigo da biblioteca: doe um livro!", que está valendo desde o mês de abril e prossegue por tempo indeterminado. A biblioteca estará aberta de segunda à sexta-feira das 8 às 19 horas e, aos sábados, das 8 às 12h.
Silveira Júnior - A Biblioteca Municipal e Escolar Silveira Júnior traz para a comunidade itajaiense um local ideal para ler, pensar e produzir, além de adquirir conhecimentos que vêm para contribuir para o desenvolvimento da cidade, assim como fez Silveira Júnior, o grande homenageado da noite, que empresta seu nome para o mais novo empreendimento inaugurado ontem.
Jornalista autodidata, galgou as mais altas posições no cenário catarinense e publicou várias obras. Presidente do Conselho Estadual de Cultura, titular da cadeira n.º 2 da Academia Itajaiense de Letras e membro da Associação Catarinense de Escritores, o também escritor teve seu trabalho reconhecido nacionalmente quando obteve cinco prêmios pela Revista da Semana, do Rio de Janeiro, em concurso de contos, na década de 40. Muitas de suas obras contribuíram para o registro escrito da evolução e desenvolvimento de Itajaí e também de Balneário Camboriú. Uma de suas obras de destaque é o livro "Memórias de um Menino".

Próxima Imagem

 

   Escreva pra gente, mande sugestões, dúvidas.       Voltar ao Menu Principal

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .