Culinária Franco - Italiana     -    Aliche                                     

Esta receita é uma adaptação do modo como se faz na Itália e França  -   Aliche na PIZZA

Ingredientes:
Sardinhas frescas
Sal grosso
Pimenta calabresa
Azeite de oliva

Preparo:
Lave e seque bem as sardinhas. Deixe-as inteiras;
Num recipiente espalhe uma camada generosa de sal com um pouco de pimenta calabresa, uma camada de sardinhas;
A última camada deve ser de sal; Cubra com um pano e deixe repousar por 90 dias com um peso em cima pressionando os peixes.

Após o período de cura, remova bem o sal, abra as sardinhas e retire as vísceras e espinhas. Arrume os filés num vidro e cubra com azeite.

CURIOSIDADES SOBRE O " ALICHE"

Como suavizar o sabor dos peixes anchovados?Escorra o óleo ou azeite e deixe de molho no vinagre branco por 10 minutos. Este processo não altera o produto. Em qualquer receita com Filés Anchovados evite colocar sal.

Por que todo produto anchovado é muito salgado?Porque no processo de Anchovar, o peixe fica em salmoura por aproximadamente 100 dias.

Por que não podemos chamar oficialmente o Filé de Sardinha Anchovado de "Aliche" ? O Aliche também conhecido como Ancugge é um peixe encontrado no litoral da Itália, a sardinha é o peixe brasileiro que mais se aproxima ao peixe italiano. No Brasil o "Aliche", se popularizou na forma anchovada*, mas na verdade ambos podem ser utilizados de várias formas.*Anchovar é o processo no qual o peixe fica imerso na salmoura durante um certo tempo até entrar no processo de Indústrialização.

O "Aliche Importado" é melhor que o "Aliche Nacional"?

Não podemos dizer que um é melhor que o outro, embora com características semelhantes, o peixe de cada região do mundo tem suas particularidades como sabor e textura, portanto o que define qual é o melhor é o gosto do consumidor e como diz o ditado "Gosto não se discute" . Em termos de qualidade não podemos afirmar que apenas por ser importado é um produto de boa qualidade; da mesma maneira que acontece com o "Aliche Nacional", existe "Aliche Importado" de ótima qualidade como também de baixa qualidade. Portanto o mito que temos de tudo que é importado é melhor, nem sempre é verdade.

Como saber da qualidade do produto ?

O ministério da agricultura através do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) é o principal órgão controlador de qualidade para produtos de origem animal. Todo o processo produtivo é inspecionado por um veterinário permanente que atesta a qualidade da matéria-prima até o produto final. Existem outros serviços de inspeção, como o estadual e o municipal, mas o S.I.F. é o principal pois é o único que permite a comercialização do produto em todo território nacional e para exterior, mantendo um Veterinário contratado por eles, permanecendo no local tempo integral. No caso do " Produto Importado", a maioria passa por uma inspeção no seu próprio país de origem. Enfim a melhor forma é você conhecer e confiar na marca ou obter maiores informações no ministério da agricultura. A embalagem também é um fator importante para a qualidade do produto.

Porque que o Filé de Sardinha Anchovado é mais caro que a sardinha enlatada?

Em todo o mundo, o peixe anchovado, aliche, sardinha, anchoita é muito caro porque seu processo de fabricação é artesanal. A matéria-prima demora alguns meses para ser anchovada. Também seu rendimento é baixo, para se ter uma idéia para se industrializar 1 Kg de sardinha Anchovada é necessário 4,5 Kg de sardinha fresca, pois na limpeza as vísceras, espinhas, escamas, cabeças e a água são retiradas manualmente, ao contrário da Sardinha Enlatada que só é retirada a cabeça e escaldada e o processo é praticamente automatizado.
FONTE : http://www.alicheubatuba.com.br/

   Escreva pra gente, mande sua receita, sugestões, dúvidas.       Voltar ao Menu Principal

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .