Carneiro no Buraco  Culinária brasileira - Campo Mourão   

A HISTÓRIA : Carneiro no Buraco, foi inspirado no filme de faroeste assistido em um cinema de Campo Mourão, na década de 1960, por um grupo de pioneiros da cidade.
No filme, uma cena mostra um preparo culinário de carne de carneiro e legumes num buraco escavado no solo, onde se queimava antecipadamente uma certa quantidade de lenha.
Inspirado na cena, o grupo partiu então para a prática.
O preparativo mostrou-se extremamente envolvente em suas diversas etapas, que exigiam mais de 12 horas de trabalho. Com o decorrer do tempo, esse envolvimento foi provocando adaptações que levaram a origem do folclore do Carneiro no Buraco, hoje um dos pratos típicos do Paraná.

Ingredientes.
27 kg de Carne de Carneiro de média idade, Tomate (2 quilos), Cebola (2 quilos)
Batata Doce (3 quilos)
Temperos:
Batata Salsa (3 quilos) Pimenta do Reino
Chuchu (2 quilos) Alho (300g)
Abobrinha (2 quilos) Aginomoto (100g)
Cenoura (2 quilos) Cebolinha (2 maços)
Pimentão (1/2 quilo) Salsinha (2 maços)
Vagem (1 quilo) Vinagre de Vinho
Mandioca (2 quilos) Óleo (300 ml)
Maça vermelha (1 quilo) Sal (815 g)
Pinhão (2 quilos) Sal (815 g)

Modo de Preparar
A carne, cortada em pedaços pequenos, deve permanecer três horas na vinha preparada com todos os ingredientes do tempero, batidos no liqüidificador. O tacho de ferro - de 30 polegadas de diâmetro - deve ser untado e a primeira camada é sempre de chuchu e abobrinha. Na seqüência alternam-se as camadas de carne e legumes.O restante do tempero da carne é despejado no final da montagem do tacho. Apenas os tomates e maçãs, que ficam por cima, não são cortados.

Após seis horas, a iguaria está pronta. O pirão é preparado com caldo retirado do tacho e farinha de mandioca torrada, além de cheiro verde e pimenta a gosto. O Carneiro no Buraco é servido acompanhado ainda de arroz branco e salada de almeirão. Pode ser acompanhado de vinho, cerveja ou refrigerante. Um tacho serve cerca de 60 pessoas e o tempo de preparação é de aproximadamente de 12 horas.

O PRATO Preparar o Carneiro no Buraco, no entanto, não é tarefa fácil. O prato é feito com carne de carneiro, tomate, cebola, batata doce, batata barôa (mandioquinha salsa), cenoura, chuchu, abobrinha, vagem, pimentão, maçã e banana nanica.
A carne é cortada em pedaços pequenos, temperada com antecedência de 4 horas, e colocadas em camadas alternadas de legumes e frutas em um tacho de ferro de 30 polegadas. Enquanto isso, 1.50 metro cúbico de lenha forte deve ficar queimando dentro do buraco por cinco horas. O buraco é feito na terra, com 1.50 metro de profundidade e 1.15 metro de diâmetro, depois disso tudo, são mais de 5 horas de cozimento.
Durante o cozimento, o buraco é vedado com tampa apropriada e com uma camada de terra por cima. Uma das principais dificuldades no preparo do prato é que ele não pode ser monitorado durante o cozimento. Só é possível saber se o Carneiro no Buraco está bom para o consumo após a retirada do tacho.
É quando se constata se a carne que ficou na parte superior está bem dourada e se a maçã colocada na última camada ficou totalmente murcha. Com o Carneiro no Buraco no ponto, parte do caldo que se formou no tacho é separada em uma panela para o preparo do pirão, com farinha de mandioca, que é acompanhamento obrigatório do prato.
O Carneiro no Buraco, também deve ser servido com arroz branco, salada de almeirão “pão de açúcar” e sobremesa de abacaxi. O sabor do prato é considerado inigualável. Para isso, no entanto, o prato precisa ser bem feito, o que exige o conhecimento de uma série de “segredinhos” só conhecidos por quem já tem uma larga experiência no preparo.

 

   Escreva pra gente, mande sua receita, sugestões, dúvidas.       Voltar ao Menu Principal

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .