Culinária Alemã       Knodel           

Os “knodel” nasceram na Boêmia, nos imensos campos de cereais.

Kartoffelknodel (Bolinhos de Batata)
1 fatia grande de pão branco (tipo italiano) sem casca e cortado em cubinhos pequenos, 1 e ½  colher de sopa  de manteiga, ½ quilo de batatas cozidas, amassadas e frias, 100 a 125 gramas de farinha de trigo, 1 pitada de noz-moscada em pó, sal e pimenta a gosto.

Dourar o pão na manteiga. Passar as batatas pela peneira e temperar bem com sal, pimenta e noz-moscada. Adicionar a farinha e amasse bem a mistura para formar uma massa firme. Trabalhar até ficar seca a ponto de não mais grudar nas mãos, mas ainda úmida o bastante para não se partir. Achatar uma colherada de massa na palma da mão, colocar um cubinho de pão frito no centro da massa e moldar. Usar o restante da massa e do pão frito, formando bolinhos de pingue-pongue. Colocar os bolinhos numa panela com água quase fervendo, em fogo baixo, tomando cuidado para que não grude entre si. (cozinhar em 2 etapas, caso seja necessário) Depois de aproximadamente 1 minuto os bolinhos deverão subir à superfície.

Cozinhar por mais 4 ou 5 minutos, tirar com a escumadeira e conservar aquecidos enquanto cozinha o resto. Servir logo em seguida.

O “knodel” diferente das tradicionais bolotas macias de batata ou de pão. Vamos aproveitar todas as sobras de pão da casa e fazer um prato realmente econômico, gostoso e original. O nome desta preparação é “serviettenknödel” e trata-se de um rolo de massa de pão e temperos cozida na água, fica delicioso, eu garanto.

Precisamos de seis pãezinhos de 50 g cada, ou de 300 g de pão amanhecido cortado em cubinhos, 125 ml de leite, 3 ovos, 1 cebola picada, 50 g de bacon em cubinhos, 150 g de manteiga, salsa e cebolinha, sal e uma colher de farinha de trigo.  O preparo é fácil. Batemos os ovos com o leite e despejamos sobre os cubinhos de pão. Batemos a manteiga à temperatura ambiente e misturamos à salsa e cebolinha, despejando sobre o pão.

Numa frigideira, colocamos duas colheres de óleo e fritamos o bacon e a cebola. Misturamos ao pão, colocamos um pouco de sal (lembre-se que o bacon é salgado) e uma colher de farinha. Arrumamos um pano de prato bem limpo sobre a bancada. Espalhamos um pouco de manteiga nele, polvilhamos com farinha de trigo e colocamos ali a massa, dando-lhe um formato de salsicha. Amarramos bem as pontas. Fervemos bastante água numa panela grande e cozinhamos ali o “knodel” por 40 minutos. Retiramos, deixamos esfriar, cortamos em fatias de 1 cm e servimos com o “goulash”.
Receita de Simone e Ralph
Editado por Adriana Vando
                                                   

Tirolen Knödel

INGREDIENTES: 1 lingüiça, ½ kg carne moída, 5 a 6 fatias de pão caseiro ou 3-4 francesinhos amanhecidos, 2 ovos, Tempero verde, Alho e cebola, Sal, Farinha de trigo.

Colocar a lingüiça fresca p/ cozinhar; Fritar a carne moída, colocar cebola, alho, sal. Cortar o pão em cubinhos e umedeça-os no leite, Juntar tudo na bacia, mais os 2 ovos, mais tempero verde e sal. Colocar um pouco de farinha de trigo (não
muita), somente para dar liga. Molhar a mão com um pouco de água e ir fazendo as bolinhas de Knodel, Fazer a sopa com o caldo do cozimento da lingüiça e incrementar com caldo de galinha e temperos. Antes de servir colocar tempero verde.

Brotknödel

 

Ingredientes:

  • 500 g de pão seco amanhecido picado
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo branca
  • 500 ml de água
  • 1/2 cebola picada
  • Lingüiça a gosto picada
  • Bacon a gosto picado
  • 1 dente de alho picado
  • Sal e temperos a gosto (sugestões de temperos: salsinha picada, pimenta do reino, pimenta calabresa e orégano)
  • Caldo de legumes, frango ou carne (uso apenas caldo caseiro, que tenho sempre congelado para receitas como esta – a quantidade deve ser o bastante para cobrir todos os knödels na panela, aproximadamente 1,5 litro)

Modo de preparo:

  1. Em um receptáculo, colocar o pão, os ovos, cebola, alho, lingüiça e bacon.
  2. Esmagar o pão com a mão de modo a misturar com os demais ingredientes e, aos poucos, ir acrescentando a água. A mistura deve formar uma massa.
  3. Acrescentar a farinha aos poucos e mexer até dar o ponto da massa. A quantidade indicada não é fixa (varia de acordo com a umidade do pão, por exemplo). O importante é que o ponto deve ser macio, apenas duro o bastante para formar bolinhos consistentes, que não se desmanchem na água (a massa fica consistente, mas com as superfícies muito semelhantes a textura de cola líquida).
  4. Acrescentar sal e os demais temperos escolhidos.
  5. Em uma panela grande, ferver o caldo. Não esquecer de salgá-lo também.
  6. Modelar os knödels usando uma mão com a ajuda de uma colher umedecidas e juntá-los ao caldo no fogo. Normalmente, vou fazendo as bolotas ao lado do caldo. Assim, acrescento à panela knödel por knödel e aproveito o caldo para umedecer a colher e as mãos. Sugiro sempre fazer um teste, colocando o primeiro knödel no caldo fervendo: ele não deve se desmanchar; caso isso aconteça, acerte o ponto da massa com farinha e água.
  7. Acertar o sal do caldo e servir em um prato fundo: brotknödels und suppe.

 

   Escreva pra gente, mande sua receita, sugestões, dúvidas.          Voltar ao Menu Principal

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .