Culinária Brasileira  -  Pará  - Pato no Tucupi -Tucupi e Tacaca  Receita caseira 

TUCUPI e TACACA  Receita caseira
TACACA É um tipo de sopa preparada com o tucupi (suco de uma espécie de mandioca previamente fervido com alho e chicória), camarões secos, goma (mingau feito com uma massa fina e branca, resultado da lavagem da mandioca ralada) e jambú (considerado como afrodisíaco). O tacacá é servido em cuias, acompanhado ou não com molho de pimenta-de-cheiro, e é encontrado geralmente nas esquinas de Belém, em barracas da famosas “tacacazeiras”. É um prato originário dos índios.

 Modo de Preparar
Picar 3 kilos de mandioca e bater aos poucos no liquidificador. com dois litros de água. Na medida em que for batendo, passar por peneira fina, o líquido obtido você usa para continuar batendo os demais pedaços de mandioca. Ralar a raiz seria uma técnica mais autêntica, mais condizente com o preparo artesanal, porém é muito trabalhosa, esta é uma forma mais moderna. Na falta do tipiti ( utensílio fundamental na transformação artesanal da mandioca em farinha, criado pelos índios, é feito de palha retrátil, como uma bolsa cilíndrica comprida, em seu interior se coloca a massa da mandioca ralada, ao puxar para baixo espremesse o líquido para o tacaca e o tucupi, a massa seca, entre outras utilidades, transformasse em farinha) passar tudo por um pano limpo torcendo para extrair todo o caldo. Deixar esse líquido leitoso (manipuera) descansar por quatro horas, ao fim dos quais, separar o amido sedimentado do líquido amarelo que fica sobre a superfície. A esse liquido, para fazer o Tucupi, adicionar um pouco de sal, um dente de alho, uma pimenta de cheiro, , alguns galhos de alfavaca e a chicória nortista ( é uma espécie de coentro). Deixar ferver por 30 minutos, coando está pronto.  Para o  Tacaca usar o amido sedimentado na tigela, dissolvendo na proporção de uma xícara de goma em dois litros de água, cozinhar até engrossar na forma do mingau de goma. Na cuia tradicionalmente usada, colocar uma concha do mingau, outra de tucupi, adicionando-se alguns camarões secos demolhados e escorridos, um punhado de jambu cozido e espremido com pimenta a gosto. Igual, igual não fica, mas dá pra matar a vontade.  O molho de tucupi é tradicionalmente usado para temperar e servir com carnes de sabor marcante, como pato, peixes, leitão, paca, enfim.

TACACA outra receita.
INGREDIENTES:
4 xícaras de chá de água, 1/2 xícara de chá de polvilho azedo ou goma de mandioca, 1 xícara de chá de sal, 500 g de camarão salgado (seco), 5 folhas de chicória, 4 dentes de alho espremidos, 4 pimentas-de-cheiro, 2 maços de jambu, 
2 litros de tucupi.

MODO DE PREPARAR: 
Ponha o tucupi numa panela com o alho espremido, o sal, a chicória e as pimentas. Leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos. À parte, cozinhe o jambu até ficar tenro. Retire do fogo, escorra e reserve. Lave os camarões e leve-os ao fogo numa panela com quatro xícaras de água. Deixe ferver por 5 minutos. Retire a cabeça e a casca. Numa panela, misture o polvilho com a água dos camarões, leve ao fogo e mexa até obter um mingau. Sirva numa cuia com uma concha de tucupi, um pouco do mingau, algumas folhas de jambu e os camarões.

PATO NO TUCUPI 
INGREDIENTES:
4 a 5 Kg de pato ou dois patos médios, Vinha-d'alhos: suco de cinco limões, cinco cabeças de alho socadas, meio litro de vinagre branco, uma pimenta-de-cheiro, sal a gosto, 5 litros de tucupi, 3 pimentas-de-cheiro, 5 cabeças de alho
6 maços de folhas de jambu, Temperos: alfavaca, chicória do Norte e sal a gosto.

Para o molho de pimenta :
17 pimentas-de-cheiro, 1 dente de alho, Um pouco de tucupi fervente, Sal a gosto.
Acompanhamento:
Arroz branco

MODO DE PREPARAR:
 
Lave os patos em água corrente. Em um recipiente, prepare a vinha-d'alhos, misturando os ingredientes. Junte os patos e deixe-os descansar nos temperos, em geladeira, de um dia para o outro. Asse os patos em forno médio, regando-os com o líquido da vinha-d'alhos, à medida que forem tomando cor. Retire-os e, após esfriarem, corte-os em pedaços.
Se preferir, desosse-os e retire a pele. Em uma panela, ferva o tucupi junto com as pimentas-de-cheiro, as cabeças de alho, a alfavaca, a chicória e o sal. Retire três litros de tucupi e reserve. Nos dois litros restantes, coloque os pedaços de pato e ferva-os, até ficarem bem macios. Separe folhas de jambu com os talos mais tenros e lave-as em água corrente.
Escalde-as em água fervente com sal, escorra-as e reserve-as.

Preparo do molho de pimenta: Amasse as pimentas-de-cheiro com sal, o dente de alho socado e um pouco de tucupi fervente, para formar um molho. 

Montagem

Em um alguidar de barro, disponha os pedaços de pato e o jambu. Cubra com o tucupi restante, que não foi usado para amaciar os patos. Sirva com molho de pimenta e acompanhe com arroz branco e farinha-d'água de mandioca.

 

   Escreva pra gente, mande sua receita, sugestões, dúvidas.       Voltar ao Menu Principal

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .